C&A vs a sustentabilidade

Você acha que a C&A é uma marca brasileira? Muitas pessoas podem pensar isso, já que ela faz parte do nosso dia a dia e está presente no guarda roupa de muitos brasileiros há mais de 40 anos, como se fosse “algo nosso”. Mas não, ela é uma marca fundada na Holanda em 1841 pelos irmãos Clemens e August. Suas iniciais deram origem ao nome da marca. São mais de 1,8 mil unidades em 24 países da Europa, América Latina e Ásia e estão entre as maiores redes de varejo do mundo. 

No Brasil, tudo começou em 1976, com a inauguração da primeira loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Hoje já possuem mais de 300 lojas em 125 cidades e mais de 15 mil profissionais empregados.

É uma marca gigante, presente no mundo inteiro, com uma responsabilidade enorme quando falamos sobre sustentabilidade. Por isso, desde 2006 a C&A vem buscando formas de atingir seu objetivo de fazer uma moda com impacto positivo, conta com um programa de monitoramento e gestão da sua rede de fornecedores e também com um Código de Conduta para o Fornecimento de Mercadorias cuja aceitação é obrigatória em todo o mundo.

A partir de 2009 estruturam a área de sustentabilidade, que possui três grandes pilares de atuação: Produtos Sustentáveis; Rede de Fornecimento Sustentável e Vidas Sustentáveis.

Imagem: C&A Brasil sustentabilidade

Segundo o Índice de Transparência da Moda Brasil 2021, um relatório em que avalia o nível de transparência das 50 maiores marcas e varejistas do mercado brasileiro sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais ao longo da cadeia de valor, do Instituto Fashion Revolution Brasil, a pontuação da C&A está em 70%, dentre as empresas pesquisadas, a pontuação média foi de 18%. E, segundo o Fashion Transparency Index 2022, que pontua as 250 maiores empresas de moda do mundo, a C&A se encontra com uma pontuação de 59%.

Fui conhecer uma loja aqui em Barcelona e me surpreendi com a quantidade de iniciativas sustentáveis e também com a comunicação sobre elas (cuidado com o Greenwashing), você também viu essa mudança nas lojas do Brasil? Ou algum outro lugar que esteja no mundo?

Entre essas iniciativas começam com o novo slogan #WeartheChange ou #VistaAMudança, no Brasil, não se referindo somente aos produtos, mas também reflete as mudanças sociais, culturais e ambientais, e a forma como a experiência da marca evolui para se adaptar aos novos desenvolvimentos. O objetivo dessa abordagem é desenvolver produtos melhores para os clientes e ter um impacto positivo na vida dos funcionários e trabalhadores nos países produtores. Com Wear the Change, prometem qualidade, inclusão, ótimo custo-benefício, uma oferta moderna e uma aceleração do trabalho com a sustentabilidade.
Outras iniciativas são produtos com certificado Cradle to Cradle Certified®, um modelo de produção de economia circular, descubra mais aqui. A utilização do algodão orgânico e certificações de todos os outros materias utilizados na produção das peças, como o couro e plumas. São muitas iniciativas na Espanha e aqui você consegue ler cada uma delas, já no Brasil pode ver por esse site, inclusive, ler todos os relatórios de sustentabilidade que eles possuem.

Imagem retirada do Relatório de sustentabilidade C&A 2021

Além disso, a marca possui metas ousadas com objetivos a serem cumpridos até 2030:

Atuar como líder no setor no uso de MATÉRIAS-PRIMAS SUSTENTÁVEIS

80% das matérias- primas principais devem ser de origem sustentável, (algodão, viscose e poliéster).

Promover a CIRCULARIDADE

Incluir os princípios de circularidade em 50% dos produtos na forma como são projetados, produzidos ou reutilizados.

Reduzir a poluição por PLÁSTICO

Substituir 50% do plástico de uso único por alternativas mais sustentáveis.

Promover a DIVERSIDADE E EQUIDADE

Manter no mínimo 60% de mulheres e aumentar em 50% Indígenas, Pretos e Pardos em posição gerencial, para a formação de um time diverso e desenvolvê-los para ocupar cargos de Liderança Executiva.

Por ser uma empresa gigante de fast fashion é uma marca para a gente ficar de olho e acompanhar o seu desenvolvimento sustentável e, que sirva como exemplo e incentive outras marcas a seguir os seus passos.

Fonte: C&A Brasil

Indice De Tranparencia da Moda – Brasil 2021

Virginiana com ascendete em sagitário. Ama criar, aprender e descobrir coisas novas. Acredita que o mundo pode ser mais verde, igualitário, inclusivo e sustentável. E você?
Post criado 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo