O markeking de luxo pode ser um desafio, uma vez que existe uma linha tênue entre criar uma imagem de exclusividade e a marca parecer inatingível. As estratégias de marketing de luxo estão focadas em escassez e exclusividade gerando uma experiência inesquecível, memorável e customer-centric, sempre.

10 dicas para construção de marcas de Luxo
Quando se pensa em construção de marcas de luxo, devemos estar atentos a alguns pontos importantes:
- Manter a simplicidade: o objetivo é passar uma sensação de sofisticação e exclusividade, não sobrecarregar o consumidor de informação.
- Focar em qualidade e não em quantidade: é melhor ter um ciclo exclusivo de consumidores do que um ciclo muito amplo. O marketing de luxo foca em exclusividade e não em comunicação de massa, que pode fazer a marca perder valor.
- Criar um propósito único. Porquê o consumidor deve comprar a sua marca ao invés do seu concorrente? O quão exclusivo e diferente você é?
- Aprimorar os detalhes: da embalagem ao design todos os aspectos de uma marca de luxo devem refletir qualidade e atenção aos detalhes.
- Foco na experiência do consumidor em todos os momentos em que o consumidor interage com sua marca a experiência deve ser luxuosa, tanto no online como na loja física.
- Serviço sob medida: as marcas de luxo devem oferecer serviços sob medida, seja através de customização de produtos, embalagens ou especificações, proporcionando privilégios especiais a quem pode pagar a mais por isso.

7. Usar imagens e linguagens inspiradores: o consumidor deve se sentir parte de um lifestyle, de um grupo único que é capaz de possuir esses itens.
8. Seja seletivo e estratégico no seu planejamento de mídia: escolher bem os parceiros e veículos que se conectem com essa audiência exclusiva.
9. Seja estratégico no seu trabalho de mídia social: as plataformas sociais são indispensáveis para divulgação, conexão e contato com o consumidor também no mercado de luxo e principalmente para geração Z.
10. Estar atualizado com as tendências de mercado de luxo traduzindo-as para sua comunicação.
Para saber mais sobre mercado de luxo, leia nosso post sobre mercado de Luxo – conceitos e geração Z.