O que é esse tal de Metaverso?

Está difícil não nos depararmos com matérias e depoimentos sobre esse tal de Metaverso. Mas você sabe o que esse termo significa e qual impacto ele pode ter nas nossas vidas? Metaverso é uma terminologia que foi usada pela primeira vez no livro Snow Crash, de 1992. Ela é utilizada para se referir a um ambiente que mistura realidade virtual, realidade aumentada e internet. Nesse ambiente há a tentativa de replicar a realidade através de dispositivos digitais, sendo um espaço coletivo e compartilhado. Esse ambiente possibilita a interação dentro de ambientes que reproduzem o nosso mundo ou em ambientes criados do zero.  

Quais os usos do Metaverso?

Podemos criar um avatar, que seria um personagem que nos representa nesse mundo, com as características, roupas e acessórios que quisermos e através desses avatares podemos ter reuniões familiares, com amigos e de trabalho, por exemplo.

O Metaverso também já está sendo usado para treinamentos, capacitação profissional como onboarding em empresas e cursos, além de ser um recurso interessante quando utilizado como sala de aula, possibilitando conectar alunos e professores de diversas partes do mundo, tornando as aulas mais interativas, dinâmicas e substanciais. O espaço também já está sendo utilizado por marcas para ativações, showroom e até test drive, focando em uma experiência phygital e sendo palco para shows, exposições artísticas e desfiles de moda.

Marcas de luxo pioneiras no Metaverso.

O mercado internacional de luxo tem investido pesado nesse ambiente. Como falamos em outro post, essas marcas estão super interessadas na GenZ, que declara estar interessada em consumir cada vez mais produtos digitais e passar mais tempo no Metaverso. Segundo um estudo recente, os gamers dessa geração declaram que se sentem mais à vontade no Metaverso do que no mundo real. Outro insight do estudo diz que um terço dos jogadores da Geração Z quer que suas marcas favoritas abram lojas virtuais no Metaverso, que suas marcas favoritas vendam roupas para seus avatares. O estudo prevê que esses jogadores devem gastar 20% de seu orçamento em ativos digitais, o que é uma imensa oportunidade para as marcas.

Agora, vamos a alguns exemplos: a marca Kate Spade está entrando no Metaverso convidando os clientes para uma casa virtual para o lançamento da sua campanha de outono de 2022. O espaço é gamificado e interativo, sendo uma interpretação digital de um prédio de apartamentos em Nova York. A campanha apresenta cinco vizinhos que se reúnem em sua casa em Nova York: um escritor, um pintor, um chef, um músico e uma artesã. Essas personalidades são refletidas na casa virtual, onde os compradores podem ouvir as playlists de Kate Spade e baixar um livro de colorir, ver os lançamentos, experimentar, claro, serem os primeiros a comprar as novas bolsas da coleção disponíveis primeiro e exclusivamente na popup virtual. A marca diz que quer cada vez mais proporcionar aos consumidores uma experiência phygital, que não seja só virtual ou no ponto de venda, mas que as plataformas se completem para fornecer a melhor experiência de compra, gerando conexões emocionais com consumidores e com comunidades.

Várias marcas que abriram lojas virtuais independentes passaram a hospedar uma série de ativações do Metaverso. Tommy Hilfiger fará um desfile phygital na New York Fashion Week em setembro. Entre outros empreendimentos, a Gucci lançou o perfume Flora na Roclox Gucci Town com um avatar de Miley Cyrus, Ralph Lauren lançou uma coleção de roupas digitais com tema natalino na Roblox, onde a Burberry também vendeu bolsas apenas digitais. A Burberry também fez parceria com jogos como Blankos Block Party para divulgação de seus produtos.

Para ter uma experiência completa, o ideal é que o usuário tenha os devices apropriados, como óculos, por exemplo. Eles não são indispensáveis, mas tornam a experiência muito mais completa e imersiva.

O segmento de moda de luxo vem estado presente no Metaverso de forma constante trazendo diversas inovações. Ainda veremos muitas experiências por lá com foco em consolidação de marca, novos consumidores e uma experiência fluida independente da plataforma. O que já sabemos é que o futuro será uma mistura de real com virtual e estamos vendo isso acontecer hoje.

E você? Já entrou no Metaverso?

Curiosa, inventora de receitas que nem sempre dão certo, apaixonada por vitrines e leitora voraz. Se quiser uma dica de livro, me pergunte!
Post criado 10

Um comentário sobre “O que é esse tal de Metaverso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo