Visual Merchandising – Atrair, envolver e influenciar

visual merchandising vitrine com manequins

Visual merchandising é um conjunto de técnicas que ajuda a vender produtos de forma visual. É uma ferramenta aplicada no ponto de venda que se refere à apresentação e exposição dos produtos, sendo uma importante estratégia para conquistar novos clientes, buscando dar visibilidade aos produtos e influenciar o comportamento do consumidor. Precisa estar conectada com o storytelling da marca e com a experiência de compra despertando o desejo. Usa do design, a arquitetura, decoração para criar o clima da loja gerando um ambiente acolhedor para os produtos. O objetivo é que o consumidor tenha uma ótima experiência de compra integrada com o ambiente.

Vitrine e varejo

O vitrinista foi um dos primeiros profissionais de VM, uma profissão que surgiu de forma contemporânea às primeiras lojas de varejo no século XIX após a revolução industrial. Lojas icônicas como Le bon Marchè, Selfridges, Marble Palace e Harrods, utilizaram muito bem a vitrine como meio de exposição de suas marcas, produtos e coleções.

Com o advento da nova tecnologia foi possível fabricar o vidro plano com medidas de grandes dimensões, possibilitando a construção do Palácio de Cristal em Londres, em 1851, tornando feiras com grandes espaços para expor produtos na vitrina com uso de cores, adereços, iluminações assim deixando um cenário bem chamativo. Foi nesse momento que o visual merchandising passou a ser um aliado do comércio. Os varejistas passaram a observar que elevar as mercadorias sobre plataforma ao nível dos olhos dos clientes seria uma forma de aumenta suas vendas.
Leandro Jesus

7 Dicas de Visual Merchandising

Hoje, as técnicas de VM se expandem para toda ambientação e atmosfera das lojas físicas e também das lojas online. Na loja física diversos elementos devem ser considerados, como circulação do cliente, iluminação, disposição de expositores (como araras, displays, gôndolas) e manequins, se as vitrines terão visibilidade da loja como um todo, se serão fechadas, o tamanho do provador a decoração e cores utilizadas, entre vários outros elementos, podendo passar pela escolha da música na loja e até pelo aroma. Uma boa atmosfera de loja pensa em como se conectar com os 5 sentidos do consumidor. Esse vídeo abaixo fala sobre alguns dos principais elementos do VM.

Lembre-se que, apesar do vídeo estar em inglês, você pode ativar as legendas em português!!!

Nesse post, pra gente começar a entrar no universo do VM, escolhemos algumas vitrines bacanas clicadas aqui em Dubai. Afinal, elas são essenciais no pdv, sendo através dela que o cliente tem o primeiro contato visual com a loja. Essas fotos mostram como cada loja utiliza os recursos de forma única, combinando elementos, cores, formas e apresentações de maneiras diferentes, mas com o mesmo objetivo: encantar e revelar a personalidade da loja, despertando o desejo no consumidor de dar aquela entradinha.

E você? Adora olhar as vitrines? E qual delas você gosta mais? Onde você gostaria de fazer umas comprinhas?

Curiosa, inventora de receitas que nem sempre dão certo, apaixonada por vitrines e leitora voraz. Se quiser uma dica de livro, me pergunte!
Post criado 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo